Santa Maria é autorizada a receber tecnologia 5G

Deni Zolin

Santa Maria é autorizada a receber tecnologia 5G

Fotográfo/Agência Brasil

Digital Day, exposição de tecnologia 5G, acontece no Salão Negro do Congresso Nacional

Foi autorizada, nesta quarta-feira, a instalação de infraestrutura para o 5G em mais 44 cidades na região Sul do país, o que inclui Santa Maria. A decisão, que começa a valer a partir da próxima segunda, possibilita que as operadoras possam solicitar a implantação da infraestrutura da quinta geração de redes móveis nestas localidades. A decisão ocorreu durante a reunião do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), criado pelo Edital do 5G. O Ministério das Comunicações integra o grupo. Não há data certa, mas existe a possibilidade de que, na metade deste ano, as primeiras redes de 5G sejam instaladas em Santa Maria.

— Estamos acompanhando esse processo de liberação da faixa para o 5G e a implementação da tecnologia em todo o país. Temos avançado na discussão para que as operadoras possam oferecer este serviço o mais rápido possível e com qualidade. Dessa forma, conseguiremos promover cada vez mais uma inclusão digital digna a todos os cidadãos — destacou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.

No total, 682 municípios já efetuaram a limpeza da faixa de 3,5 GHz e estão aptas a implementar o serviço 5G. A estimativa é de que ao final deste semestre, cerca de 1,6 mil cidades já tenham sido liberadas para receber a infraestrutura da rede 5G.

Aqui no Estado, as cidades que tiveram a autorização ontem para a tecnologia 5G foram Santa Maria, Alto Feliz, Arroio do Padre, Barão, Cristal, Gramado, Harmonia, Maquiné, Pareci Novo, Pelotas, Picada Café, Rio Grande, Riozinho, Salvador do Sul, São José do Norte, São José do Sul, São Pedro da Serra, Tupandi e Uruguaiana.

A tecnologia 5G é muito mais rápida que a 4G e vai permitir inovações, como mais equipamentos da chamada internet das coisas: são aparelhos, como sensores, geladeiras e outros conectados para monitoramento e comandos à distância. Somente celulares com a tecnologia 5G terão acesso à nova rede.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Prorrogadas inscrições a 191 empregos na Sacyr. Já são 1 mil candidatos. Veja como concorrer Anterior

Prorrogadas inscrições a 191 empregos na Sacyr. Já são 1 mil candidatos. Veja como concorrer

Estátua de Belzebu em frente de casa em Alvorada viraliza nas redes sociais Próximo

Estátua de Belzebu em frente de casa em Alvorada viraliza nas redes sociais

Geral